PUBLICIDADE

Vendas no comércio de MT no trimestre crescem 20%

PUBLICIDADE

As vendas do comércio varejista de Mato Grosso cresceram 20,8% no acumulado de janeiro a março deste ano na comparação com igual período de 2009. Com esse percentual, o Estado apresentou o 4º melhor desempenho no ranking nacional de comercialização. A liderança ficou com o Tocantins que apresentou acréscimo de 30,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março de 2010, relacionado com o mesmo mês do ano anterior, o aumento nas vendas foi de 23,5%. Já a receita nominal do comércio apresentou 21,3% no acumulado de janeiro a março e de 23,3% em março, na comparação com o terceiro mês de 2009. O levantamento apontou que as vendas do comércio varejista ampliado, que considera os setores de material para construção e veículos, aumentaram 19,9% no acumulado do ano. Na comparação com março a alta foi de 25,4%. Resultados semelhantes foram observados na receita nominal do comércio ampliado, que aumentou 20,2% no acumulado e 25,9% em março. Para o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, os resultados mostram que a economia mato-grossense, no geral, está aquecida. Ele ressalta que o bom desempenho do setor comercial depende também de outros setores, como a agropecuária. "Exemplo disso temos o aumento contínuo das exportações. Isso vem favorecer todos os segmentos".

SPC – O Serviço de Proteção ao Crédito-SPC, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), que serve como termômetro das vendas, apontou crescimento de 22,41% nas vendas de varejo, no comparativo entre março e fevereiro deste ano. Já no comparativo entre março deste ano e o mesmo mês de 2009 o incremento foi de 12,64%. No comparativo entre os 3 primeiros meses de 2010 e igual período de 2009, houve incremento de 4,91% no número de verificações de crédito, que é um dos indicadores econômicos de avaliação de movimento de vendas. O presidente da CDL, José Alberto Vieira de Aguiar, afirma que o aquecimento nas vendas foi provocado, principalmente, pelas datas comemorativas.

Nacional – Conforme o IBGE, o comércio varejista brasileiro registrou altas de 1,6% no volume de vendas e de 0,9% na receita nominal em março, na comparação com o mês anterior. Já na comparação com março de 2009, o volume de vendas cresceu 15,7%, e a receita nominal 19,1%. As variações da receita nominal, também positivas, ficaram em 15,6% e 11,5%, respectivamente. O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou alta de 5% para o volume de vendas e de 3,9% para a receita nominal, ambas com ajuste sazonal, em relação ao mês anterior. O levantamento ainda aponta que em março, 7 das 10 atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas. Na comparação com março de 2009, todas as 8 atividades do varejo registraram crescimento do volume de vendas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE