As vendas do comércio varejista caíram 0,2% na passagem de março para abril, mas cresceram 6,9% na comparação com abril do ano passado. Nos quatro primeiro meses do ano, o comércio acumula alta de 4,5%. Já nos últimos 12 meses encerrados em abril, o setor teve expansão acumulada de 7,1%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e revelam ainda que a receita das vendas teve elevação de 0,2% em abril na comparação com o mês anterior, e de 13% em relação ao mesmo período de 2008. Segundo o IBGE, esse resultado aponta estabilidade no setor.
A comparação entre os meses de março e abril aponta expansão no volume em apenas duas das oito atividades pesquisadas. São elas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,9%). Entre as quedas mais expressivas, aparecem os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), móveis e eletrodomésticos (-2,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,7%).
Já quando se comparam os meses de abril dos dois anos, o levantamento aponta que houve crescimento no volume de vendas de cinco das dez atividades observadas. Os destaques foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (27%) e hiper e supermercados (14,1%). Por outro lado, as quedas mais significativas foram verificadas em móveis e eletrodomésticos (-10,0%) e tecidos, vestuário e calçados (-9,8%).