PUBLICIDADE

Vendas do comércio começam ano com queda de 1,6%

PUBLICIDADE

As vendas do comércio varejista recuaram em janeiro deste ano, a primeira queda mensal após três meses de consecutivas variações positivas. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (2), a queda mensal foi de 1,6%.

Já na comparação com o mesmo mês de 2011, houve alta de 6,4% na atividade varejista nacional.

Segmentos
O indicador mostra que o recuo mensal da atividade do comércio no mês passado foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de veículos, motos e peças, que tiveram queda de 2,9%. Em seguida, aparece o comércio de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com recuo de 1,7%.

Os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas também tiveram índice negativo em janeiro, de 0,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a definição do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo no mês passado. Além disto, as fortes chuvas, especialmente no centro-sul do País, atrapalharam o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, levando este segmento de varejo a antecipar a liquidação de verão neste ano, o que normalmente acontece somente depois do carnaval.

Entre janeiro de 2011 e o mesmo mês deste ano, a alta de 6,4% foi influenciada positivamente pela categoria de Veículos, Motos e Peças (+9,9%)%, e Combustível e Lubrificantes (+7,7%). Vale destacar que no período nenhum dos segmentos avaliados teve queda no indicador.

Os analistas da Serasa Experian observam que o indicador prossegue em processo de desaceleração das taxas de crescimento anuais, fato que vem ocorrendo desde o final do primeiro semestre do ano passado. "Este resultado sinaliza que, em 2012, dificilmente a atividade varejista irá superar o crescimento de 8,7% verificado no acumulado do ano de 2011", observam os economistas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop tem mais de 250 alvarás para novas obras liberados; total no ano em queda

O relatório da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação...

Empresas de Sorriso ofertam 142 vagas de empregos

As empresas sediadas na capital do agronegócio estão ofertando...
PUBLICIDADE