O setor de veículos novos reagiu acima da expectativa com crescimento de 33,97% nas vendas, em agosto. Enquanto em julho foram emplacadas 6.117 unidades, no mês passado subiu para 8.195, contabilizando todos os segmentos. O de automóveis e comerciais leves 13,07%, ônibus 130,77%, e motos 83,99% e outros 82,79 que incluem máquinas agrícolas.
A grande parte da retomada está ligada ao segmento de agronegócio. A própria crise provocada pela pandemia do novo coronavírus contribuiu para aquecer alguns segmentos, constata a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As vendas de máquinas agrícolas têm sido impulsionadas pelos números positivos do agro. Já o setor de motos é movimentado pelas compras destinadas à entregas delivery com clientes motoboy e frotistas. Estes dois setores ajudaram a elevar o percentual de vendas total.
Com relação às vendas em agosto ano passado, houve redução de 10,63% em todos os segmentos. No acumulado do ano, a queda ainda é expressiva de 26,48%, com redução as vendas em todos os segmentos. Para o diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, os negócios ainda são impactados pela pandemia, principalmente, pela insegurança de compra do consumidor. “O prognóstico do segmento automobilístico local é de que o 2º semestre será favorável para vendas, mas existe ainda a preocupação com a crise na economia”, pondera Boscolo, através da assessoria.