Algumas lojas de material para construção de Sinop já registraram acréscimo de até 15% nas vendas em julho, em relação aos meses passados. Segundo gerentes de lojas do setor, a redução nos preços do cimento, tijolos e outros materiais, e também a época do ano contribuíram para o aumento. “Os próximos dois meses devem registrar um aumento maior ainda”, analisa Rudney Cleber Agostinho, gerente de uma loja de materiais em Sinop. Segundo ele, o acréscimo nas vendas devem chegar a 20%.
O primeiro semestre foi de dificuldades para o setor, que registrou quedas drásticas nas vendas. Segundo relatório da Prefeitura de Sinop, o número de construções do município de janeiro a junho deste ano sofreu uma redução de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço é baseado de acordo com a emissão de alvarás liberando construções. Pelo menos metade desta redução, que foi refletida nas vendas de materiais, deve ser recuperada até outubro.
Depois o setor deve encontrar dificuldades novamente, quando se inicia o período de chuvas. “São períodos normais. Com o início das chuvas as vendas caem novamente”, diz Joelma Devilaco, gerente de vendas de outra loja sinopense.