No último mês, Mato Grosso emplacou 10.563 veículos novos. O bom número passa a ser o recorde para um mês de maio, período que representa acomodação do setor. Foram negociados 2.252 mais veículos que em maio de 2010, o que equivale a um aumento de 27,10%. Novamente o estado sobressaiu entre a média nacional, que foi de 23,68% no período em questão.
O relatório de emplacamentos divulgado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) revela que todos os segmentos registraram considerável elevação neste mês de maio em relação ao ano anterior. Para o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, esse resultado é a consequência da maturação de novas marcas. “Desde o ano passado, muitas marcas têm se estabelecido no estado e, de forma cada vez mais rápida. Isso gera concorrência acirrada e o consumidor possui cada vez mais opções”, analisa.
Foram emplacados 3.245 automóveis (carros de passeio), 1.382 comerciais leves (caminhonetes), 358 caminhões, 148 ônibus e 5.430 motocicletas no período. O destaque fica por conta do segmento de comerciais leves, que emplacou 36,56% mais que em maio 2010. O relatório também evidencia o acréscimo de emplacamentos no segmento de ônibus. O percentual foi de 410,34%, no entanto, Boscolo já havia alertado que isso iria ocorrer devido à entrega de ônibus escolares por parte do governo. “Esse montante de veículos emplacados em maio e no mês anterior é fruto de uma antiga compra de frota que estava parada. São micro-ônibus e também alguns maiores adquiridos por uma empresa de bebidas”, explica Boscolo.
Na relação de vendas de maio com o mês de abril deste ano, o saldo também foi positivo. O aumento foi de 15,08%. O único segmento que apresentou queda foi coincidentemente o de caminhões, visto que a maioria da frota já havia sido entregue em abril. O segmento de automóveis emplacou 9,89% mais, o de comerciais leves 1,17%, o de caminhões 35,09% e o de motocicletas 23,69%. “Imaginávamos algo semelhante a abril, o número recorde foi uma grande surpresa”, afirma Paulo Boscolo.
A Capital Cuiabá acompanhou o ritmo de crescimento do estado, porém, não obteve tanto destaque como nos meses anteriores. Emplacou 1.469 automóveis, 445 comerciais leves, 98 caminhões, 140 ônibus e 851 motos no mês de maio. O incremento foi de 26,50% na comparação com maio de 2010 e 12,09% ante abril deste ano. “Percebe-se que o interior ganhou espaço e isso se deve ao bom momento do agronegócio, com uma ótima safra, agricultura e pecuária fortes”, avalia Boscolo.