Enquanto o país vive mais uma queda na venda de veículos no mês passado, Mato Grosso voltou a apresentar crescimento de 3,2% em comparação com maio. Ao todo, 8.805 veículos foram emplacados no Estado, segundo o balanço mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT).
Em Cuiabá foram 2.163 emplacamentos; Várzea Grande, 683; Rondonópolis, 615; Sinop, 456; e Sorriso, 256. No entanto, no acumulado do ano, Mato Grosso ainda segue negativo 16,3%, com um total de 50.343 veículos vendidos em 2015 ante 60.194 do mesmo período do ano passado.
Responsáveis pelo maior número de vendas no Estado, as motos se mantiveram praticamente estáveis no comparativo entre junho e maio, totalizando 3.999 vendas no último mês. Já o segmento de automóveis registrou crescimento considerável de 7,3%, com 3.128 unidades emplacadas.
De acordo com o diretor da Fenabrave-MT, Paulo Boscolo, algumas ações e posicionamentos do governo do Estado contribuíram para o encorajamento do consumidor. "Nos primeiros meses, o governo do Estado parou tudo, inclusive os pagamentos de dívidas aos fornecedores. Agora, o dá sinais de que vai investir nas empresas do Estado e os consumidores mato-grossenses voltam a sentir confiança como um reflexo desta política".
Para o diretor, a crise no setor é muito mais de confiança e os concessionários começam a enxergar uma melhora nos resultados. Boscolo também lembra que algumas variações de marcas podem contribuir para os resultados, como é o caso de lançamento de novos modelos e ações promocionais. "Obviamente que estes resultados não são suficiente para alavancar os números, mas algumas concessionárias podem ter um bom mês de vendas em relação a outras por essa razão".
O país registrou a venda de 325.606 novos veículos, número 1,2% menor do que o mês de maio, quando 329.824 unidades foram emplacadas. No acumulado do ano, o Brasil segue negativo 17,5%, com mais de 2 milhões de emplacamentos.