As vendas e emplacamentos de automóveis novos em Mato Grosso registraram queda de 5,42% em maio na comparação com abril. Foram 10.331 unidades contra 10.923. Já na comparação com o mesmo período do ano passado houve aumento de 4% nos emplacamentos.
Juntas, as categorias de carros de passeio e comerciais leves somaram 5.728 unidades emplacadas em maio. Foram as que registraram menor queda, de apenas 1,75% com relação a abril. Já os emplacamentos de ônibus e caminhões retraíram em 14,77% em todo o Estado. Nas motocicletas o declínio foi de 9,13% em maio quando foram emplacadas 4.228 motos, informa a assessoria do Sindicato dos Concessionários de Veículos do Estado de Mato Grosso
Entre os municípios, o maior recuo foi verificado em Várzea Grande, que apresentou declínio de 21,05% no período. “Isso ocorreu provavelmente em função da intensificação das obras da Copa do Mundo de 2014 na avenida da FEB com o fechamento do acesso a Miguel Sutil”. Esta é a avaliação do diretor do Sindicato dos Concessionários no Estado (Sincodiv-MT), Paulo Boscolo acrescentaod que, se essa for realmente a causa dos índices, “podemos esperar retração ainda maior neste mês”.
Devido a queda generalizada, Cuiabá seguiu a tendência do Estado e também registrou recuo no setor de veículos em maio. No total foram somados 2.917 mil emplacamentos na capital mato-grossense, índice 4,01% menor que no mês anterior.