PUBLICIDADE

Varejo pode ter a melhor Páscoa desde 2006, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

Para esta Páscoa, os empresários do comércio estão mais otimistas em relação ao faturamento, na comparação com igual data de 2009. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva, divulgada nesta segunda-feira (22), a maioria dos entrevistados do varejo (58%) está esperando alta no faturamento.

Este percentual é recorde e revela a expectativa pela melhor Páscoa desde 2006, quando a pesquisa teve início. Já para 32% dos entrevistados, o faturamento será igual ao ano anterior, enquanto 10% acreditam que haverá queda.

A expectativa é de um avanço médio no faturamento de 9,3% sobre a Páscoa do ano passado, e, na visão dos que esperam baixa, o decréscimo médio será de 8,7%. Levando em consideração as parcelas do empresariado que acreditam em elevação, estabilidade e queda no faturamento, isso significa que os empresários esperam um crescimento de 4,5% no faturamento da Páscoa deste ano em relação à de 2009, na média ponderada.

Para se ter uma ideia da alta no otimismo, na Páscoa do ano passado, apenas 28% dos empresários previam aumento no faturamento, 36%, estabilidade e a mesma porcentagem, queda.

Análise por porte
Este ano, mais uma vez, as empresas de grande porte são as mais otimistas, já que 88% delas acreditam que o faturamento crescerá em relação à Páscoa do ano passado.

O otimismo é um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, com 68% e 55%, respectivamente. Das empresas de menor porte, 34% acreditam que o faturamento estará no mesmo nível do ano anterior e 11% apostam em recuo.

Resposta do consumidor
A expectativa do varejo sobre a Páscoa 2010 mostrou confiança no ambiente econômico e na resposta do consumidor a promoções do setor. A pequena empresa apresenta um otimismo mais cauteloso, considerando a parcela significativa que acredita na repetição do desempenho em 2009. Isso ocorre devido à lenta normatização do crédito e à necessidade de recomposição dos estoques.

Regiões
Por região, os maiores índices de otimismo foram registrados no Sul, onde 63% dos empresários acreditam na expansão do faturamento. Em seguida, aparecem os empresários da região Norte e Nordeste, com 61% cada, e, também empatados, o Centro-Oeste e o Sudeste, com 55%.

Sobre a pesquisa
A nova pesquisa da Serasa considerou uma amostra de 1.010 empresas do varejo, representativas de todo o País e segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste). Ela foi realizada entre os dias 22 e 26 de fevereiro deste ano.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE