Para esta Páscoa, os empresários do comércio estão mais otimistas em relação ao faturamento, na comparação com igual data de 2009. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva, divulgada nesta segunda-feira (22), a maioria dos entrevistados do varejo (58%) está esperando alta no faturamento.
Este percentual é recorde e revela a expectativa pela melhor Páscoa desde 2006, quando a pesquisa teve início. Já para 32% dos entrevistados, o faturamento será igual ao ano anterior, enquanto 10% acreditam que haverá queda.
A expectativa é de um avanço médio no faturamento de 9,3% sobre a Páscoa do ano passado, e, na visão dos que esperam baixa, o decréscimo médio será de 8,7%. Levando em consideração as parcelas do empresariado que acreditam em elevação, estabilidade e queda no faturamento, isso significa que os empresários esperam um crescimento de 4,5% no faturamento da Páscoa deste ano em relação à de 2009, na média ponderada.
Para se ter uma ideia da alta no otimismo, na Páscoa do ano passado, apenas 28% dos empresários previam aumento no faturamento, 36%, estabilidade e a mesma porcentagem, queda.
Análise por porte
Este ano, mais uma vez, as empresas de grande porte são as mais otimistas, já que 88% delas acreditam que o faturamento crescerá em relação à Páscoa do ano passado.
O otimismo é um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, com 68% e 55%, respectivamente. Das empresas de menor porte, 34% acreditam que o faturamento estará no mesmo nível do ano anterior e 11% apostam em recuo.
Resposta do consumidor
A expectativa do varejo sobre a Páscoa 2010 mostrou confiança no ambiente econômico e na resposta do consumidor a promoções do setor. A pequena empresa apresenta um otimismo mais cauteloso, considerando a parcela significativa que acredita na repetição do desempenho em 2009. Isso ocorre devido à lenta normatização do crédito e à necessidade de recomposição dos estoques.
Regiões
Por região, os maiores índices de otimismo foram registrados no Sul, onde 63% dos empresários acreditam na expansão do faturamento. Em seguida, aparecem os empresários da região Norte e Nordeste, com 61% cada, e, também empatados, o Centro-Oeste e o Sudeste, com 55%.
Sobre a pesquisa
A nova pesquisa da Serasa considerou uma amostra de 1.010 empresas do varejo, representativas de todo o País e segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste). Ela foi realizada entre os dias 22 e 26 de fevereiro deste ano.