As obras da Usina Teles Pires, em construção entre Paranaíta e Jacareacanga (PA), já chegaram 98% do cronograma estabelecido e a expectativa já é colocar em funcionamento das cinco unidades geradoras em setembro, aponta novo balanço apresentado pela concessionária. O empreendimento é um das maiores do país e do complexo Teles Pires, com capacidade para gerar 1.820 MW de energia. Durante as primeiras etapas, gerou emprego para cerca de 5 mil trabalhadores.
A Agência Nacional de Energia Elétrica já anunciou apta a operação comercial de menos duas unidades geradores da usina, com 364 MW cada. Contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a obra terá carga suficiente para atender uma cidade com cinco milhões de habitantes.
Dados técnicos apontam que o reservatório (lago) ocupará áreas dos dois municípios próximos ao empreendimento. No Pará, 16% de Jacareacanga e em Mato Grosso, 84% de Paranaíta. Conforme Só Notícias já informou, ele é formado pela barragem que terá cerca de 70 km de comprimento no rio Teles Pires e ocupará uma área de 150 km², com um espelho d’água de 135,6 km² e uma área inundada de 95,0 km², o que equivale a 0,052 km² por megawatts gerado de área inundada.
Os detalhes a respeito de indenizações e valores não foram divulgados.