sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Usina hidrelétrica no Nortão pode ir a leilão em 2014

PUBLICIDADE

A expectativa do governo federal é que usina hidrelétrica São Manoel, prevista para ser construída no rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará, vá a leilão no ano que vem. Isso, caso sejam concluídos em tempo hábil os estudos de viabilidade, feitos com apoio da Força Nacional. As obras seriam terminadas em 2019, ano que a hidrelétrica também seria acionada.

A usina é uma das atrasadas (dois anos) na região Amazônica por conta de impasses de demarcação de áreas indígenas. O que tem forçado o governo federal a fazer “manobras” para atingir as metas do plano decenal de energia. De acordo com o Valor Econômico, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o governo deverá adiantar o leilão de algumas usinas hidrelétricas [que deve ser anunciadas em breve] ou mesmo leiloar mais usinas térmicas.

Conforme Só Notícias já informou, a usina São Manoel deve ter capacidade para 700 megawatts e o barramento formará um reservatório com área total de 63,96 quilômetros quadrados, segundo a Empresa de Pesquisa Energética. O objetivo inicial é contratar energia para o mercado das distribuidoras em 2016, cuja capacidade gerada seria suficiente para atender população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. Não há estimativas de investimentos ou empregos a serem gerados.

A usina estava prevista para ir a leilão ainda em dezembro de 2011, mas acabou não entrando no certame por conta da um nova suspensão das audiências públicas para debater o empreendimento.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE