As TVs de LCD estão cada vez mais ao alcance do consumidor. No último ano, elas registraram queda nos preços e aumento nas vendas. Somente os modelos com 26 polegadas tiveram queda de 50% nos preços, entre julho de 2007 e o mesmo mês deste ano.
Segundo dados da consultoria Gfk, as TVs maiores, por sua vez, tiveram redução em torno de 40%, sendo que as com 32 polegadas sofreram queda de 42% no valor e as com 42 polegadas, de 40%.
Crescimento nas vendas
Se, por um lado, os preços caem, por outro, as vendas desse produto registram crescimento recorde. Entre 2006 e 2007, a comercialização de TVs de tela fina teve alta de 175% e, para este ano, a previsão é de 200% de crescimento.
Para a diretora de negócios da consultoria, Gisela Pougy, isso representa uma tendência natural, na qual uma tecnologia substitui a outra. “No Japão, o mercado de TV de tubo acabou e a tendência é que isso ocorra no Brasil também. Vai demorar mais, mas é a tendência”, afirma.
De acordo com ela, o mercado está ganhando mais espaço, com a concorrência e queda nos preços. Dados da Gfk apontam que o modelo de TV de tela fina mais barato vendido no Brasil custa R$ 800, de 19 polegadas. Já o mais caro possui 63 polegadas e custa R$ 16.990.