O setor do turismo gerou 6,1 mil novos empregos entre os anos de 2021 e 2022 , conforme levantamento da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os investimentos de R$ 151 milhões em obras e melhorias dos principais acessos aos destinos turísticos fomentou os serviços de alimentação, hotelaria e transporte, gerando mais emprego e renda.
Cuiabá foi a cidade com mais oportunidades de emprego na área, em 2022, contabilizando 2.348 novas contratações, seguida de Sinop, com 528 postos de trabalho, Várzea Grande, com 365, e Sorriso, com 147 vagas de emprego criadas e preenchidas nos últimos dois anos. O secretário da Seadtur, Jefferson Moreno, afirma que o turismo mato-grossense está superando os dois anos de retração causados pela pandemia da Covid-19, e que os números de novos empregos apontados no levantamento confirmam essa retomada.
“Agora podemos ver um novo fôlego para o turismo mato-grossense. As novas contratações representam uma retomada em vários setores, com os empreendedores montando os seus negócios e um novo fluxo de contratações. Isso foi possível graças ao apoio do Governo do Estado, por meio das linhas de crédito específicas para o turismo, por meio da Agência de Fomento Desenvolve MT, as quais o governador Mauro Mendes acredita serem essenciais”, ressaltou.
O levantamento aponta que a alimentação foi a atividade que criou a maioria dos novos postos de trabalho, somando 3,8 mil empregos. O setor de alojamento (1,1 mil empregados) e o de transporte terrestre (410 empregados) também se destacaram. Neste primeiro semestre de 2023, o setor hoteleiro, de alimentação e outros serviços já registram movimentação positiva, com a alta temporada de pesca no Estado. A expectativa é que a rede hoteleira nos municípios da região do Pantanal, como Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço, atinja a taxa de 100% de ocupação.