sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

TRF suspende paralisação de obras da Usina Teles Pires

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu os efeitos da decisão liminar de primeira instância, que determinava a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica do Teles Pires. Diante desta nova decisão, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires informou que está retomando as obras de construção da usina e das medidas de atendimento as condicionantes, incluindo as ações compensatórias aos municípios de Paranaíta, Alta Floresta e Jacareacanga.

A Companhia Hidrelétrica de Teles Pires reafirma que o projeto continuará sendo executado observando a regulação e os compromissos assumidos, contribuindo de maneira responsável para viabilizar a infraestrutura necessária e a consolidação do desenvolvimento do país.

As obras foram paralisadas após uma ação protocolada na justiça pelos Ministério Público Estadual e os Ministérios Públicos Federais no Pará (MPF-PA) e de Mato Grosso (MPF-MT). Estes órgão apontavam irregularidades na construção do empreendimento.

As obras prevêem a construção de 6 barragens ao longo do leito para a captação de energia nos estados do Pará e Mato Grosso. Segundo a ação, os impactos poderiam destruir áreas ligadas aos rituais e simbolismos das etnias Kayabi Munduruku e Apiaká. O empreendimento pode ainda influenciar na pesca e promover o alagamento de sítios arqueológicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE