PUBLICIDADE

Trabalhadores têm até junho para resgatar abono do PIS/Pasep

PUBLICIDADE

Com a intenção de aumentar o poder de compra dos trabalhdores e aquecer o mercado de consumo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) enviou, em dezembro, cartas para 1,22 milhão de pessoas que ainda não retiraram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS/Pasep) relativo 2008/2009.

De acordo com o secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, a iniciativa não alcançou o total de 1,6 milhão de trabalhadores com direito ao benefício e que ainda não retiraram o dinheiro.

“Nos preocupa os 300 mil trabalhadores que não alcançamos por carta. Estamos torcendo para que estes trabalhadores saquem o seu benefício”afirmou o secretário.

Entre as regiões brasileiras, a região Norte foi a que registrou o menor percentual de saques do abono salarial (82% dos benefícios disponíveis). Em seguida, aparecem o Centro-Oeste (85,67%), o Sudeste (88,27%), e o Sul (90,58%). Nordeste foi a região com o maior número de saques efetuados (92%).

O prazo para resgate do benefício, que começou a ser pago em agosto de 2008, termina no dia 30 de junho de 2009. Tem direito a receber o abono, no valor de um salário mínimo (R$ 415), o trabalhador que esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep, que tenha trabalhado com carteira assinada ou sido nomeado em cargo público pelo período mínimo de 30 dias no ano de 2007 e recebido, em média, até dois salários mínimos por mês.

“O abono salarial é um direito do trabalhador. O desejo do governo é que o trabalhador exercite este direito. A gente sabe que, para quem ganha até dois salários mínimos, o abono pode fazer a diferença”, avaliou o representante do MTE.

De acordo com ele, a quantidade de trabalhadores cobertos pelo benefício 2008/2009, 15,5 milhões, aumentou em relação ao exercício anterior (14,2 milhões) com ampliação do número de carteiras assinadas no país. trasem função da ampliação.

Informações sobre os procedimentos para receber o abono salarial podem ser obtidas em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE