A negociação envolvendo trabalhadores e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis (Sindimer) ocorreu tranquilamente. O principal ponto da convenção coletiva de trabalho 2008/2009 – assinada no dia 14 de abril -, foi o aumento de 10% para a categoria. “O sindicato patronal percebeu a melhoria na qualidade dos serviços, que levou ao entendimento das solicitações dos trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e Região (Stimmmerr), Francisco Teixeira da Silva.
Para o presidente do Sindimer, Edson Hack, a sintonia entre as partes foi o destaque na negociação. “A decisão foi homogênea. Entendemos que a proposta do sindicato laboral era coerente com a realidade da região. Durante a crise no agronegócio, os trabalhadores ajudaram a classe empresarial. O contexto atual permite que os empresários façam o mesmo”, afirma Hack.
O assessor sindical da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Marco Aurélio Ribeiro Coelho Júnior, ressaltou a agilidade no acordo entre as partes. “O aumento salarial vigora a partir de maio, ou seja, as empresas têm aproximadamente 45 dias para se regularizarem”, destaca.