PUBLICIDADE

Termina esse mês prazo para microempreendedor regularizar impostos atrasados em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prazo para o Microempreendedor Individual regularizar seus débitos foi prorrogado até o dia 30 deste mês e o Centro de Atendimento Empresaria está auxiliando presencialmente no processo de parcelamento das dívidas. Segundo a Receita Federal, podem ser quitados INSS, ISS e ICMS, por meio de recolhimento em DAS. A partir do próximo mês – e não mais setembro – a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual, não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa.

Quem devem INSS, o envio à dívida ativa para  Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional  para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos;
Já para devedores de ISS ou ICMS serão transferidos ao município ou ao Estado, conforme o caso, para inscrição em dívida ativa municipal e estadual com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada ente.

A após a inscrição em dívida ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU, enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo.

Além da inscrição em dívida ativa, o MEI inadimplente poderá sofrer as seguintes consequências, dentre outras com perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários, ter seu CNPJ cancelado, ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela RFB, estados e municípios e ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE