Termina amanhã o prazo de entrega das declarações do ITR (Imposto Territorial Urbano). Em Sinop, a meta da Receita Federal é receber aproximadamente cinco mil declarações, mas o número pode aumentar, já que a procura dos contribuintes que buscam esclarecimentos vem subindo durante os últimos dias.
Segundo o agente fiscal César Santos, grande parte dos que vão à Receita Federal no município quer saber sobre como retificar as ITRs preenchidas de maneira errada. “Se a procura continuar deste jeito acreditamos que ultrapassaremos os números do ano passado”, destacou o agente.
Conforme a Secretaria da Receita Federal, são obrigados a preencher os formulários quem têm imóveis rurais com área igual ou superior a mil hectares na Amazônia Ocidental, Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense; 500 ha para as propriedades localizadas no Polígono das Secas e Amazônia Oriental e 200 ha para os demais municípios.
Até o momento 3,4 milhões de ITRs foram encaminhadas para a Receita. Quem perder o prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido.