sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Termelétrica de Cuiabá é desligada pelo governo

PUBLICIDADE

A Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá) foi desligada pelo governo federal. Desde o último dia 15, a unidade parou de gerar energia por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Conforme o órgão, a usina está Fora da Ordem de Mérito de Custo, ou seja, deixou de ser acionada porque é mais cara que outras fontes de energia opcionais, e por ser desnecessário o despacho para a segurança energética nacional. Depois de 4 anos paralisada por falta de gás natural, a termelétrica da capital voltou a operar em setembro de 2011, administrada pela Petrobras.

Porém, a assessoria do ONS informa ela pode voltar a funcionar a qualquer momento, desde que as programações diária e mensal do Sistema Interligado Nacional (SIN) identifiquem baixas na geração nacional. Isso pode ocorrer devido ao comprometimento dos reservatórios das hidrelétricas ou mesmo a paralisação parcial de uma usina no país para manutenção.

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamentos Energéticos (Niepe), o engenheiro Ivo Leandro Dorileo, explica que o sistema brasileiro é hidrotérmico. "Quando a demanda é atendida pela geração hidro, as termos podem ser desligadas e mantidas em ‘stand by". O sistema como um todo tem que funcionar um complementando o outro. No caso, a termos são o complemento e só operam quando há necessidade de demanda".

HIDRELÉTRICAS – Conforme monitoramento da ONS, até o domingo (22), os reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste, que incluem as instaladas em Mato Grosso, estavam com 50,14% de capacidade. A melhor situação se encontra nas usinas do Sul, cuja média chega a 87,63%, seguido do Norte com 57,69%. O pior cenário fica no Nordeste, onde a média da capacidade dos reservatórios é de 32,69%. No fim de agosto, a região sofreu um blecaute provocado por uma queimada. Para garantir a segurança do SIN, usinas termelétricas instaladas no Nordeste foram ligadas, fornecendo 1,1 mil megawatts (MW) extras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE