O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, de Nova Mutum, Jimmy Huppes, avaliou, em entrevista, ao Só Notícias, que o sexto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos, no município, é reflexo de uma cidade que tem crescimento acima da média nacional, associado a empresas que têm se expandido e gerado volume maior de contratações, além de investidores que estão confiantes no potencial mutuense. Em junho, segundo o ministério da Economia foram criadas 146 novas vagas, por empresas e indústrias de diversos segmentos, resultado de 1.134 admissões e 909 desligamentos.
“Vivenciamos isso por uma série de motivos, primeiro que as cidades dessa região têm uma tendência de crescimento acima do país ou Estado, isso é reflexo, mas também não é de hoje. Tem muito mais gente de outras regiões que estão olhando para esse lado, vendo as capacidades e explorando, recebendo investimento nas mais diferentes áreas”, analisou o secretário.
“Com a vinda de novas pessoas acaba distribuindo mais renda, temos cadeias que estão se verticalizando, o que era só produção in natura, agora está se transformando em profissões verticalizadas, isso distribui renda e reflete no comércio. Há um crescimento orgânico dessa região. O comércio se aquece conforme as pessoas tem dinheiro para gastar, o potencial de consumo aumenta”, acrescentou.
Em junho, cinco do agrupamento de atividade econômica tiveram resultado positivo. O melhor foi na agropecuária que empregou 132 pessoas a mais, saldo de 246 contratados e 114 mandados embora. o comércio teve o segundo melhor desempenho com a criação de 41 vagas a mais. Foram 229 formalizações e 228 desligamentos. A indústria gerou 32 a mais, diferença de 233 admissões e 201 dispensados.