A telefonia, tanto fixa quanto móvel, liderou o ranking de reclamações no Procon de Alta Floresta, de janeiro até ontem. Dados divulgados pelo órgão de defesa do consumidor revelam que a empresa Brasil Telecom ocupou o topo da lista e 180 clientes mostraram-se descontentes com os serviços oferecidos, no que se refere a cobranças de taxas e outros casos. Já a Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat), está na vice-liderança, com 58 reclamações.
Nas cinco primeiras posições incluem-se ainda a operadora Claro com 30, a City Lar outras 26 e o Banco do Brasil com 22. Para o chefe do Procon, Valdeci do Nascimento, os números indicam que os consumidores têm procurado seus direitos. Por outro lado, ele ressalta que o total poderia ainda ser superior, levando-se em conta a atual população do município, que supera dos 51,100 mil, de acordo com a última contagem do IBGE.
“É claro que muita gente, por falta de conhecimento, deixa de reclamar. Entendemos que a população tem procurado seus diretos”, declarou, ao Só Notícias. O dirigente frisa que 90% dos casos relatados são resolvidos, ou seja, sem a necessidade de abertura de processos. Da Brasil Telecom, por exemplo, Nascimento salienta que das 180 reclamações apenas 18 viraram processo, devido ao não acordo entre o denunciante e denunciado.