Os produtos com defeitos de fábrica ou que apresentaram outros tipos de problemas encabeçam a relação de reclamações feitas por clientes, de janeiro a setembro, na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT). Ao todo, até dia 30, foram 9,6 mil pedidos de providências sendo que, relacionadas a produtos, chegam a pouco mais de 3 mil. Aparelhos de telefonia (662 registros) lideram as reclamações neste setor, seguido por produtos de informática (258) e móveis para quarto (199).
A segunda área com mais reclamações corresponde a de serviços essenciais, com 2.439 registros, a maioria devido as cobranças indevidas ou abusivas. Neste, o principal item de descontentamento da população mato-grossense é em relação a prestação de serviço de telefonia celular (944), seguido por energia elétrica (832), serviços de água e esgoto (496) e de telefonia fixa (427).
Os assuntos financeiros aparecem em terceiro na relação feita pela Superintendência, com 2.439 reclamações, sendo os destaques cartões de créditos (682), banco comercial (570) e cartões de loja (332). Nestes casos, também estão relacionados as cobranças indevidas de tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor, como também, juros excessivos.
Em quarto estão os problemas com serviços privados, com 1.103 registros, sendo a maioria por questões de informática (provedores de acesso à internet) com 282 reclamações. Cobranças indevidas e abusivas são os principais itens apontados pela população. Neste setor estão também as TV”s por assinatura e escolas de ensino básico, médico e superior.
A área de saúde é a quinta no ranking, com 157 reclamações, sendo a maioria por planos regulamentados, odontológicos e convênio de assistência médica e odontológica. Já o setor de habitação aparece em sexto, com 128 e, setor de alimentos figura a sétima posição, com 82 queixas. O órgão de defesa do consumidor tem pelo menos 30 unidades (fora a sede estadual) instaladas em Mato Grosso.