A secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma reunião de alinhamento com consultores da Universidade Federal de Mato Grosso que fizeram, em conjunto, o monitoramento e avaliação do cumprimento das metas e indicadores dos planejamentos estratégicos dos 23 municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI. Os consultores apresentaram relatórios de análise para direcionamento de novas diretrizes no acompanhamento dos trabalhos realizados pelas prefeituras. Foram averiguadas se as metas planejadas foram alcançadas e obtiveram os resultados esperados.
“A análise é individual, cada município tem o seu cenário e o comprometimento dos gestores. O nosso trabalho e da UFMT é fazer com que eles avancem e que as políticas públicas tenham cada vez mais qualidade”, explicou o coordenador do projeto 1 do PDI (Apoio ao Planejamento Estratégico), José Marcelo Peres. Dos 23 municípios mato-grossenses que foram mantidos no PDI, alguns têm ações desde 2012 e outros iniciaram em 2017. Os planejamentos têm metas de longo prazo, numa média de 10 anos de duração.
A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, expôs a necessidade de planejar ações junto aos municípios com intuito de aprimorarem as contas de governo e lembrou que a próxima etapa também discutirá as metas do Controle Social. “Hoje podemos dizer que os gestores sabem da importância do planejamento, do controle social, da transparência, do Controle Interno e do aporte de tecnologia que o TCE–MT oferece através do PDI aos municípios que aderiram ao programa”, finalizou, através da assessoria.