PUBLICIDADE

Taxa de desemprego aponta nova queda

PUBLICIDADE

A taxa de desemprego nas regiões metropolitanas atingiu 12,4%, em julho deste ano, ante 12,7% registrados no mês anterior. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), divulgada hoje (25), as sete regiões metropolitanas estudadas têm 2,7 milhões de pessoas desempregadas, 66 mil a menos do que no mês anterior.

O nível de ocupação variou 0,3%, com a criação de 49 mil novas vagas, e houve estabilidade da População Economicamente Ativa (PEA), com 18 mil pessoas a menos no mercado de trabalho. O total de ocupados nas sete regiões ficou em 19,2 milhões e a PEA em 22 milhões.

A pesquisa indica ainda que o número de pessoas empregadas cresceu em Recife (1%), Porto Alegre (1,1%) e no Distrito Federal (0,6%). O nível de ocupação cresceu na construção civil (3,1%, com 38 mil vagas), indústria (20 mil ou 0,7%) e serviços (0,4% ou 37 mil). Porém, houve queda no segmento outros setores (recuo de 1,8% ou 29 mil postos de trabalho) e comércio (-0,5% ou 17 mil vagas).

Já o rendimento aumentou 4,1% em Recife; 3% em Fortaleza; 1,7% em Belo Horizonte; e 0,9% em Porto Alegre. Entretanto, a pesquisa registrou redução nos rendimentos em Salvador (1,3%) e no Distrito Federal (0,6%) e estabilidade em São Paulo.

Na comparação com julho do ano passado houve queda da taxa de desemprego de 14,8% para os atuais 12,4%. No acumulado dos doze meses, o nível de ocupação aumentou 4,1%. Foram criadas 766 mil vagas, número maior do que o de pessoas que entraram no mercado de trabalho (274 mil), que resultou na redução do contingente de desempregados em 491 mil pessoas.

Quando analisados os setores, o nível de ocupação aumentou em serviços (3,9%), indústria (9,5%), construção civil (12,5%) e comércio (1,7%). No agregado outros setores houve redução de 4,4%.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE