sábado, 21/setembro/2024
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Supermercados esperam alta de 10% nas vendas em MT

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Aquisição de produtos como aves, frutas frescas e frescas além de panetones deve provocar um crescimento entre 8% a 10% nas vendas de Natal e Ano Novo nos supermercados mato-grossenses. Conforme o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kássio Catena, o aumento da comercialização de certos produtos, como peru e champanhe, está relacionado com a localização do supermercado e com o poder aquisitivo do consumidor.

Ele explica que os produtos considerados finos são encontrados mais em lojas especializadas, que vendem o produto ao longo do ano, como bebidas importadas, muito procuradas para as festas de fim de ano. Os produtos natalinos, especialmente os panetones já podem ser encontrados em alguns supermercados da Grande Cuiabá. No supermercado Paulista, que pertence a Catena, foram encomendados 10% a mais de perus na comparação com o ano passado. “Acreditamos que o consumo será bem maior neste ano”.

A mercadoria deve chegar às lojas da rede daqui a algumas semanas. O panetone, outro alimento essencial no Natal, já está sendo vendido em muitas lojas, com preços que variam de R$ 5,99 a R$ 14,99. Conforme Catena, o produto também é fabricado de forma artesanal pela rede, o que gera economia em frete, mão de obra e matéria-prima. Além disso, é vendido mais barato para o consumidor, além de ser uma outra opção para os clientes.

Na rede de supermercados Comper, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa, a expectativa é que sejam vendidos 8% a mais com relação ao ano passado, no que se refere a aves, pernil suíno, ave tender e panetones.

Bebidas – As bebidas devem ter aumento de 20% a 30% nas vendas dos estabelecimentos neste fim de ano, segundo estimativa do presidente da Asmat, Kássio Catena. Em alguns supermercados, como o Comper, a expectativa é que sejam vendidos 10% a mais, se comparado a 2010.

Brasil – Conforme a pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor espera um aumento em faturamento de 15,6%, nas vendas no período das festas de fim de ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa aponta ainda que os supermercadistas aumentaram as compras de todos os produtos natalinos. Frutas nacionais da época representam 16,3% de aumento e refrigerante 16,1%, sendo os produtos com maior percentual de encomendas. Os itens de menor crescimento percentual de encomendas neste ano foram peru, com 4,5%, e tender, com 3,9% em relação a 2010.

 

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