O treinamento dos funcionários que trabalharão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sorrisense é o principal fator que ainda deve ser finalizado para a abertura da estrutura que terá capacidade para atender cerca de 150 pacientes por dia. De acordo com o secretário de Saúde, Edinilson Oliveira, são aproximadamente 60 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos que serão capacitados até o final de novembro, previsão para inauguração.
“Estamos trabalhando para inaugurar até final de novembro. O prédio fica pronto em mais 20 dias. Acredito que entre outubro e novembro eu consigo treinar a equipe”, destacou o secretário. Do total, pelo menos 15 correspondem a médicos. A data para inauguração ainda não está confirmada. Os equipamentos estão quase todos adquiridos.
A unidade, conforme Só Notícias informou, tem investimentos de aproximadamente R$ 1,3 milhão – recursos federais – . Inicialmente, a previsão para abertura da unidade era setembro. A estrutura é de três consultórios, sendo um pediátrico e outros dois para clínicos gerais, além de oito leitos de observação. A capacidade é para anteder entre 50 a 150 pacientes por dia e contará também com salas de acolhimento, para gesso, raio-x, nebulização, administrativo, farmácia e esterilização.
Em Sinop, onde também há uma UPA sendo construída, a previsão para conclusão é dezembro. No entanto, também não há data confirmada para inauguração. Nesta, R$ 2 milhões estão sendo investidos e a unidade terá capacidade para atender entre 151 a 300 pacientes diariamente.