Um acordo entre a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (JUCEMAT) e a Secretaria de Estado de Fazenda está viabilizando a instalação de uma extensão da Jucemat nas dependências da Agência Fazendária de Sorriso.
Os atos de constituições, alterações, extinções e registros de livros relacionados à requerimentos de empresários e sociedades limitadas, que representam a maioria das empresas dos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Itanhangá, já podem ser analisados e registrados nas dependências da Agência Fazendária de Sorriso.
Os empresários ou seus representantes deverão dirigir-se à ACES para protocolar os processos que serão encaminhados para análise na Agência fazendária e que, após registrados retornarão a associação para distribuição aos interessados.
Esta parceria entre a Jucemat, Sefaz e Aces tem o monitoramento da Superintendência do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cliente e tem como objetivo atender os municípios do pólo de Sorriso, liberando por exemplo, o número de registro empresarial da Jucemat, o número da inscrição estadual da Sefaz e, em breve, o número do CNPJ dos requerimentos de empresários e sociedades limitadas com rapidez e custos menores, pois serão homologados no pólo. Com isso, Sorriso iguala-se a Sinop e Alta Floresta que já excutam estes serviços.
Os atos relacionados à empresas estatais, sociedades anônimas, cooperativas e empresas vinculadas aos complexos combustíveis e grãos, além dos processos de incorporação e cisão de empresas, continuarão sendo analisados e registrados em Cuiabá.