Sorriso, a capital nacional do agronegócio, terá um investimento financeiro considerável, pela multinacional Dow AgroSciences, na implantação de um centro de pesquisa em melhoramento e conversão de traits, que desenvolverá híbridos de milho com características adaptadas para regiões de clima tropical, além de introduzir traits como nas linhagens elites da empresa. Também serão feitas pesquisas com soja, braquiária e sorgo. "O Mato Grosso é o maior mercado de milho safrinha do país, sendo Sorriso o pólo mais promissor, o que explica a importância do melhoramento genético e desenvolvimento de híbridos específicos para o aumento da produtividade da região. Outro aspecto importante é que o clima local, com ausência de baixas temperaturas, permite que sejam realizados três plantios por ano, fator que acelera o processo de conversão de traits", explicou o presidente da companhia no Brasil, Ramiro de La Cruz, em entrevista para Investimentos e Notícias.
Não foi mencionado o valor a ser aplicado em Sorriso, que foi inserido no pacote de novos investimentos no Brasil, direcionados para a criação de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes, em Luís Eduardo Magalhães (BA) e também Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, em Cravinhos (SP) é estimado em mais de US$ 100 milhões.
Cruz expôs que o mercado brasileiro é, certamente, um dos prioritários para a Dow, o que favorece os investimentos da na ampliação das operações no país. Entre 2007 e 2012, a Dow AgroSciences alcançou crescimento de 30% nas vendas de sementes no mundo, com um aumento de 11% nas vendas totais no mesmo período.
A empresa opera, no Brasil, na Genética de Plantas & Biotecnologia, controle de plantas e doenças, além do controle de insetos. Suas fábricas e unidades estão em São Paulo, Franco da Rocha, Jacareí, Jardinópolis. Mogi Mirim e Cravinhos. Em Sorriso será a primeira unidade da multinacional em Mato Grosso.