PUBLICIDADE

Sorriso se recupera e registra aumento nas exportações em 2021

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Sorriso vem se recuperando gradativamente no decorrer do ano e já começa a mostrar números vultuosos de exportação em 2021. Na comparação entre janeiro e maio deste ano com o mesmo ciclo de 2020, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) registrou uma alta de 12,7% e o município já atingiu U$ 824 milhões em vendas contra os U$ 731 milhões dos cinco primeiros meses do ano passado. Os números deste ano só são menores dos que os de 2016 (U$ 840 milhões) e de 2019 (U$ 918 milhões).

Os U$ 824 milhões já comercializados este ano garante a Sorriso o segundo lugar no ranking estadual de exportadores, atrás apenas de Rondonópolis. De tudo que Mato Grosso envia ao mercado exterior, 8,6% saem dos campos do município, que no Brasil é o 22º maior exportador.

As importações apresentam leve aumento de 7,5% e chegaram aos U$ 133 milhões, deixando Sorriso, também, em segundo lugar nas compras externas. Com isso, o saldo da balança comercial superavitário em U$ 691 milhões.

O mapa das vendas mostra amplo domínio da soja. Em grãos, a oleaginosa tem 88% de participação, além de 3% em produtos derivados, como óleo e o que sobra da extração do óleo. O milho registra aumento nas exportações e tem 5,5% das vendas, seguido do algodão com 3,2%. O restante, em menores quantidades, é completado pela carne.

Os chineses compram 48% da produção de Sorriso, seguidos da Itália com 8,5%, Turquia com 8%, Espanha com 4,6% e Holanda com 3,1%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE