PUBLICIDADE

Sorriso fica estável no ranking nacional de competitividade; economia e inovação sobem mas saúde e educação caem

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Sorriso se manteve estável no ranking de competitividade dos municípios e Estados, feito pelo centro de lideranças públicas (CLP), e divulgado ontem, garantindo a 161º posição a nível nacional e o 7º lugar no Centro-Oeste. O ranking municipal que analisou 415 municípios do país, com população acima de 80 mil habitantes, foi lançado hoje, em São Paulo.

No campo instituições, um dos pilares temáticos potenciais do município é o indicador sustentabilidade fiscal e cresceu 27 posições, ficando em 18º no ranking nacional. O índice funcionamento da máquina pública também subiu 3 posições e ficou em 20º.

A economia de Sorriso subiu 29 posições ficando em 118º no ranking nacional. O índice inovação e dinamismo econômico subiu 79 posições e ficou em 82º, telecomunicações também apresentou variação positiva de 63 posições colocando Sorriso em 113º.  O indicador capital humano subiu 12 posições o que deixou o município em 269º lugar. A inserção econômica caiu 32 colocações e agora é a 42ª na categoria.

Já na análise do campo sociedade Sorriso está na 279ª posição, caiu 16 lugares no ranking geral. O indicador acesso à saúde está em 20º lugar, caiu 15 posições e na qualidade da saúde também caiu 12 posições, ficando em 330º. Já o acesso a educação subiu 12 colocações, ficando no 156º lugar. Porém, na qualidade da educação caiu 12 posições ficando em 268º lugar.

O índice saneamento caiu 12 posições e levou Sorriso a 259ª colocação na categoria, no entanto o pilar temático segurança, apesar de estar 399ª colocação, apresentou variação positiva de 12 posições em relação ao último levantamento. No meio ambiente baixou 12 posições e agora está na 374ª.

O levantamento é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia, apresentando um panorama comparativo da situação em que o município se encontra em cada dimensão. O levantamento mapeia fatores de competitividade e de fragilidade, afim de auxiliar os prefeitos nas tomadas de decisões e permitir a elaboração de estratégias de forma mais precisa para melhorar a gestão das cidades.

Conforme Só Notícias já informou, Sinop cresceu no ranking nacional de competitividade do CLP e Cuiabá caiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Sinop passa a contar com voos diários para Brasília a partir de novembro

A Centro-Oeste Airports, concessionária que administra o Aeroporto João...

Sinop ganha mais de 5,3 mil novas empresas em 9 meses

Sinop ganhou 5.354 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...
PUBLICIDADE