Sorriso sedia, na quinta-feira, o seminário sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e seus reflexos no sistema judicial onde lideranças do agronegócio vão expor para magistrados os inúmeros problemas que estão enfrentando. O diretor da Famato e Aprosoja, Nelson Luiz Piccoli, disse que o evento será um momento de integração em que magistrados ouvirão os problemas e modelo de funcionamento do agronegócio, e em contrapartida, produtores vão compreender melhor o funcionamento do judiciário nas comarcas e no tribunal. Atualmente, há centenas de demandas judiciais -muitas delas ligadas a questões ambientais em fazendas- tramitando na justiça estadual. Há setores defendendo uma vara específica para tratar de questões ligadas ao agronegócio, considerando que Mato Grosso é o maior produtor de soja, carne, algodão e outras culturas.
O secretário de Agricultura, Afrânio Migliari, explicou que haverá palestras sobre o agronegócio e a justiça, preferidas por três ministros – Gilmar Mendes, do ST, João Otavio Noronha e Herman Benjamin, do STJ. O senador Blairo Maggi abordará os aspectos da visão do produtor.
O presidete do Sindicato Rural, Laércio Lenz, lembrou que o evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem fazer inscrições no próprio local do evento – centro de eventos Ari José Riedi. “Recomendamos a quem optar por realizar as inscrições no local que chegue um pouco antes do início do evento”, salientou. Ele reforçou que o objetivo é mostrar a realidade vivida pelo agronegócio no Estado, com a integração de produtores, juízes de direito e advogados, no sentido de possibilitar o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, tanto do ponto de vista das políticas públicas do agronegócio, quanto do ponto de vista do conhecimento jurídico-científico.
O seminário é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso com apoio de várias entidades.