A Prefeitura de Sorriso espera arrecadar pelo menos 10% dos R$ 9 milhões que os contribuintes devem em impostos e outros tributos municipais. A previsão é do secretário municipal de Fazenda, Marcos Folador, durante ato que selou a parceria entre o Poder Público e o Judiciário local visando a realização do mutirão da conciliação.
Os contribuintes com débitos podem procurar o mutirão e terão desconto de até 100% dos juros e até 80% de desconto no valor da multa moratória, além de parcelamento em até seis vezes. O mutirão iniciou ontem e vai até o dia 8 de novembro.
Folador disse que “50% da dívida está concentrada em 300 contribuintes, na grande maioria são bancos e trading”. Metade do valor arrecadado com a conciliação será destinado para investimentos na saúde. Já a outra metade, o próprio contribuinte decidirá como será investido. Haverá uma enquete no site da prefeitura e da câmara com as opções.
Para a realização dos acordos foram treinados 24 voluntários, que são acadêmicos de direito. “Caso o contribuinte não pague os débitos, ele pode ter bens destinados a leilões para que o credor, no caso a administração de Sorriso, possa receber”, alertou o juiz Jorge Iafelice.