Ainda não há previsão de quando as obras no aeroporto de Sorriso, paradas há quase um ano, serão retomadas. Uma pendência na documentação está sendo o entrave para a continuidade dos trabalhos no local. A área está em litígio e o Executivo continua esperando acordo entre o fazendeiro que vendeu a área par prefeitura e o reclamante que acionou a justiça alegando ser o proprietário.
Os investimentos entre governo estadual e prefeitura (convênio assinado em 2005) é de R$ 4,4 milhões. Destes, já foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. Em maio, a prefeitura realizou audiência pública para esclarecer os motivos da paralisação das obras. Na ocasião, foi exposto ainda a necessidade de ajustar alguns projetos técnicos para cumprir exigências da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil- além de apontar pendências técnicas da obra.
No aeroporto, a pista já foi pavimentada e o terminal de passageiros começou a ser erguido, mas ambos apresentam imperfeições ocasionadas por chuvas. No mês passado, o Legislativo apontou que deveria procurar a Justiça para saber a real situação da área e buscar uma solução.
As obras no aeroporto começaram ainda no final de 2006, com a elaboração da pista. O aeroporto está localizado às margens da BR-163, a cerca de 15 quilômetros da cidade.