quarta-feira, 18/setembro/2024
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Sorriso: moveleiros planejam estruturação para faturar mais

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Os empresários do setor estão participando do programa de estruturação da área comercial das empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Legal (APL). O curso, em Sorriso, iniciou segunda-feira e acaba hoje. É a primeira de quatro etapas programadas este ano, no município. As demais serão realizadas em abril, maio e junho.  Foram definidas metas para o triênio 2009/11 quanto às vendas, faturamento das empresas e número de clientes.

Neste primeiro encontro, a consultora Tânia Mara, especializada em marketing, está focando as informações sobre produto, preço, praça e promoção, levando-se em consideração: público alvo, parcerias, marca, incentivo a compra de produtos da região, negociação com fornecedor, capacidade produtiva, logística de transporte, custo do produto, prazo de pagamento, matéria prima e exposição no ponto de venda existente (limpeza, ambientação).

De acordo com o gerente da unidade do Sebrae de Sinop, Volmir Contreira, o APL começou com  quatro cidades e 20 empresas e hoje são 6 municípios e 45 empresas. Elas recebem orientações e formas de atuação em frentes de trabalho visando o fomento da atividade. "Os empresários também têm buscado qualificação, participado em feiras comerciais aumentando, desta forma, a lista de contatos comerciais. Nesta semana, um grupo de nove pessoas da região que fazem parte do APL estiveram em Bento Gonçalves (RS) participando da décima sétima Movelsul Brasil, evento que busca promover os negócios e produtos deste setor” comentou.

Conforme Só Notícias já informou, em 2008, o faturamento bruto anual do setor moveleiro chegou a R$ 14,8 milhões entre as cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera e Tapurah. A meta em três anos 2009/10/11 – a partir da promoção de ações direcionadas à cadeia produtiva – a proposta é aumentar o faturamento das em 30%,  ultrapassando os R$ 19 milhões, tornar maior em 15% o número de clientes e também expandir em 20% as vendas não somente no mercado local, onde estão sediadas as fábricas, mas também regional, estadual.

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