Marcada para às 20:00hs, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), o lançamento oficial do empreendimento que vai impulsionar a piscicultura em Sorriso e municípios vizinhos: o frigorífico de peixes do grupo Ibpasa, que terá um investimento inicial na ordem de R$20 milhões.
Além de gerar empregos na própria indústria, o empreendimento vai fomentar o desenvolvimento e o crédito da aqüicultura e pesca no Estado de Mato Grosso. A piscicultura deve se consolidar no município. Um levantamento da Empaer, feito em 2003, mostrou que o município tinha cerca de 500 hectares de área utilizada para piscicultura.
Como Só Notícias já destacou, serão ofertados 180 empregos diretos e 500 indiretos. A expectativa é que o abatedouro entre em funcionamento a partir de fevereiro do ano que vem. O frigorífico terá capacidade para industrializar, inicialmente, 9,5 mil quilos por dia, de acordo com o gerente de produção, Lúcio Pogeri.
A própria empresa será responsável por cerca de 35% da alevinagem e engorda dos peixes e o restante, será negociado com piscicultores da região, que vão trabalhar em parceria com a empresa. O frigorífico vai trabalhar com espécies de peixes comum na região amazônica, sendo que, inicialmente, a opção é pelo surubin e pelo tambaqui. Parte da produção, principalmente de filé de peixe, será exportada e o restante vai atender ao mercado interno.