A SECITEC (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) escolheu a Incubadora de Empresas de Sorriso como modelo para o Estado pelos resultados que tem apresentado nos últimos anos. O gerente Joel Massoco, atribui o sucesso do programa, à dedicação dos empreendedores que não desistiram facilmente de viabilizar o crescimento de suas pequenas empresas.
Quem encontra dificuldades para dar os primeiros passos como empreendedor ou tem um produto ou serviço inovador, pode contar com o apoio da incubadora para montar sua empresa. Gilson Gonçalves, que produz estribos e ferragens sob medida para construções, já está na fase final de sua participação, pouco mais de dois anos. Quando iniciou o projeto a empresa estava com dois funcionários e hoje tem 8. Agora, ele pretende montar seu próprio negócio.
Mais 10 pessoas também trabalham na incubadora com uma variedade de produtos como embutidos, telas, escova, vassoura, erva mate, materiais de limpeza. Outros 7 devem ser auxiliados, a curto prazo, ingressando na incubadora. O gerente Joel Massoco explica que as pessoas que se mostram empreendedoras, com projetos inovadores, têm a chance de sair da incubadora direto para o distrito Industrial, onde abrirão sua própria empresa, com apoio da secretaria de Indústria e Comércio. Os assistidos que se encaixarem nos padrões exigidos pelo executivo, podem ganhar um lote para a construção da sua empresa.
Em Sorriso, o programa conta com apoio do poder público, universidades e CDL.