O número de empresas instaladas nos sete primeiros meses subiu 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Dados do Departamento de Tributação mostram que entre janeiro a julho foram 270 de pequeno, médio e grande portes que iniciaram suas atividades, ante as 250 em 2007. Atualmente, estão em atividade mais de 3,4 mil empreendimentos nos mais diversos segmentos. Comércios e prestadores de serviços formam a maior parcela.
No quadrimestre, havia subido 2% entre um ano e outro. Nos cinco primeiros meses, 3,3%, e, no semestre, outros 6%. O cenário estimula a geração de empregos, já que mais funcionários serão necessários para as respectivas atividades, contribuindo para o desenvolvimento da economia. Entre janeiro a junho, por exemplo, o comércio admitiu 1.628 trabalhadores.
Números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontaram que as demissões chegaram a casa dos 1.411 funcionários. Ainda assim, 217 continuaram atuando, sendo este o segundo melhor resultado do ano, ficando atrás da construção, onde o total de trabalhadores ativos foi maior (594).
No setor de prestação de serviços, 823 trabalhadores com carteiras assinadas foram contratados e, 658, dispensados.