O número de novas empresas instaladas no quadrimestre subiu 2% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Finanças, 151 estabelecimentos de pequeno, médio e grande portes foram abertos de janeiro a abril. Em 2007, foram 148 no mesmo período. Atualmente, estão em atividade 3.155 mil empresas nos mais diversos segmentos.
Só Notícias apurou que das novas empresas, prestadores de serviços e comércio varejista são maioria, nestes quatro meses, apesar da Secretaria de Indústria e Comércio não dispor de dados específicos para cada uma.
O crescimento empresarial também aumenta a geração de empregos, contribuindo para o desenvolvimento da economia. O Ministério do Trabalho e Emprego ainda não divulgou dados sobre a geração de empregos nestes quatro meses. Contudo, levando-se em conta números do trimestre, as contratações haviam crescido 26,34%, em comparação a janeiro a março do ano passado. As admissões entre os diferentes segmentos da economia saltaram de 2.376 mil para 3.002 mil.
Até março somente o comércio havia sido responsável por 859 admissões e 678 desligamentos. Já a prestação de serviços, contratou 431 e demitiu 343.
Leia mais:
Sinop tem crescimento empresarial de 50% no trimestre