A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ainda não confirmou qual cidade de Mato Grosso receberá, em 2009, um moderno centro de pesquisas, cujo investimento deve somar R$12 milhões. No entanto, conforme a própria Embrapa, a decisão deve sair em breve, levando-se em conta a conclusão dos estudos de viabilidade nas duas cidades. A construção inicia ano que vem com prazo de dozes meses para o término.
Sorriso e Sinop, no Norte do Estado e com pontecial no agronegócio, pleiteiam o centro, que fomentará o desenvolvimento de pesquisas agrícolas e possivelmente na área ambiental-madeireira, beneficiando elos das cadeias produtivas. Lideranças políticas das duas cidades inclusive já estiveram em contato com representantes da empresa, para apresentar as potencialidades de cada cidade.
A expectativa era que a empresa – vinculada ao Ministério da Agricultura- definisse a cidade sede após o período eleitoral. Diretores da Embrapa estiveram nas duas cidades, reunidos com lideranças políticas e do agronegócio. No primeiro semestre, o vice-prefeito Aparecido Granja (que estava como prefeito interino) mobilizou lideranças políticas, de entidades, empresariais que estiveram em Brasília pleiteando o centro para Sinop e também pediram apoio do governador Blairo Maggi.