PUBLICIDADE

Sorriso e Rondonópolis seguem como principais exportadores de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

A disputa pela liderança do ranking de exportadores de Mato Grosso segue acirrada entre Sorriso e Rondonópolis, com revezamento dos municípios no topo. O último levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços dá leve vantagem para Rondonópolis, que entre janeiro e setembro de 2020 já vendeu U$ 1.349,16 (bilhão) para o mercado externo contra U$ 1.348,89 (bilhão) de Sorriso. A diferença é de U$ 270 mil.

A vantagem de Sorriso está na importação. Mesmo com crescimento de 5,8%, as compras chegaram U$ 217 milhões, deixando a balança comercial com superávit superior a U$ 1,1 bilhão. Rondonópolis, por outro lado, registrou redução de 23% nas compras, mas importou U$ 528 milhões, fazendo com que seu saldo na balança comercial fique em U$ 820 milhões.

Praticamente empatadas, cada cidade acumula 10,3% das exportações de Mato Grosso e 0,9% das exportações brasileiras. No ranking nacional, Rondonópolis aparece em 20º lugar e Sorriso vem logo a seguir, na 21ª colocação.

A liderança de Rondonópolis se deve a um amento de 18% no valor de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtores locais registram aumento de vendas para a China (que tem 28% do mercado), Tailândia (com 23%), Indonésia (12%) e Vietnã (9,8%).

Sorriso, ao contrário, registra queda de 11% no valor de vendas na comparação dos nove primeiros meses deste ano com os de 2019. Mesmo com o aumento de vendas para o mercado europeu, como Espanha, Turquia e Alemanha, além do México na América do Norte, as vendas para a China caíram 37,5% e “tiraram” de Sorriso U$ 245 milhões em relação ao período passado, o que devolveria, facilmente, o município à liderança estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE