Produtores e seus filhos em 11 municípios matogrossenses atendidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para aprimoramento de competências empresariais, foco dado ao Programa Empreendedor Rural que está sendo executado. O coordenador Marciel Becker, diz que, sem impor um resultado homogêneo ou pré-estabelecido, o programa, além da gestão, oportuniza ao participante uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira. “O intuito é que o produtor possa utilizar seus recursos de forma mais eficiente, melhorando o seu bem-estar social. E também se qualificar para desenvolver um projeto na propriedade, tendo em vista o seu compromisso com o desenvolvimento sócio-econômico”, afirmou.
O Empreendedor Rural está sendo realizado nos municípios em Matupá, Colíder, Carlinda, Rosário Oeste, Alta Floresta, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Querência, Vila Rica e São Félix do Araguaia, tendo como público produtores rurais e seus filhos.
Segundo Becker, as turmas são compostas por 30 pessoas que receberão durante 5 meses, dependendo do perfil do grupo, todo o conteúdo nas sedes dos sindicatos rurais. Serão 17 módulos presenciais, sendo 8 horas diárias, totalizando 136 horas. “Durante este período os participantes terão que cumprir todas as fases referentes aos temas propostos pelos módulos como a Economia e a Renda Nacional, Administração da Empresa Rural, O Setor Rural e o Meio Ambiente, A Família e a Propriedade Rural, entre outros”.
Todo o desenvolvimento do trabalho será acompanhado in loco por 9 supervisores regionais do Senar, com objetivo de garantir a manutenção dos resultados propostos pelo PER.