A soja superprecoce, plantada há cerca de 100 dias, começa a ser colhida em duas semanas no município campeão brasileiro em produção. Alguns poucos sojicultores, que anteciparam o plantio, estão colhendo mas o sindicato rural projeta que a grande maioria coloca as colheitadeiras nas lavouras a partir do dia 15. A área plantada é de 580 mil hectares e a expectativa é colher 52 sacas/hectares, que representarão 1,8 milhão de toneladas, calcula o presidente do sindicato, Elso Pozzobom. A área plantada teve pequeno aumento porque alguns agricultores deixaram o algodão de lado.
“Devemos ter pequena redução de produtividade que pode chegar a 2% da safra anterior. O motivo principal foi devido a redução na aplicação de fertilizantes que ficaram muito caros no momento do plantio. Se não fosse isso, colheríamos, em média
54 sacas por hectare”, avaliou o presidente, em entrevista ao Só Notícias/Agronotícias.
O presidente do sindicato avalia que a cotação da soja, atualmente, está com bom preço.
“Devido as adversidades climáticas no Sul e países vizinhos, estamos sendo favorecidos porque nossa produtividade será quase normal e preços em Mato Grosso melhoraram nos últimos dias. Neste momento, torço para o produtor vender a safra antecipada para não perder o bonde pela segunda vez. Eles devem aproveitar este preço para garantir renda e pagar seus compromissos”, acrescentou. Ontem, a saca estava cotada a R$ 37.