Cerca de 300 devedores da prefeitura de Sorriso devem participar do mutirão fiscal desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. No dia 11 de outubro acontecem as audiências com os contribuintes pessoa jurídica e no dia 25 com os pessoa física. As demandas que estão na fase processual serão atendidas no centro judiciário e os que se encontram na fase pré-processual no Paço municipal.
Por meio da assessoria o coordenador do Centro de Conciliação, juiz Jorge Iafelice dos Santos, disse que o objetivo do mutirão é recuperar os créditos fiscais para que os recursos sejam aplicados, de forma transparente, em prol da população.
Assim que o Centro foi instalado na comarca, no final de agosto deste ano, o Poder Judiciário firmou um acordo com a prefeitura para realizar mutirões fiscais e recuperar créditos para o município. No acordo ficou estabelecido que pelos menos 50% dos valores arrecadados nos mutirões deverão ser revertidos em prol da população nas áreas de saúde. O restante deve ser aplicado em educação, segurança ou lazer e caberá à população decidir qual pasta será beneficiada. Conforme o magistrado, a prestação de contas deverá ser feita na câmara.
Mutirões fiscais estão sendo realizados em Cuiabá e em Várzea Grande, e devido ao sucesso já foram prorrogados e estão em andamento. Em Cuiabá já foram negociados mais de R$ 16 milhões e em Várzea Grande o montante já passa dos R$ 6 milhões,
A Assessoria informou que está em fase de conclusão os preparativos para um mutirão de recuperação de créditos dos integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo é organizar os mutirões por segmentos comerciais.