A partir do próximo dia 20 devem começar as primeiras colheitas da soja em Sorriso, que devem ser intensificadas na primeira semana de fevereiro. O plantio que encerrou em dezembro chegou a atingir 595 mil hectares de área plantada, conforme estimativa feita pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
A safra registra uma queda de aproximadamente 3% em relação a 2004, quando foram cultivados 610 mil hectares. O motivo da redução, levantado pela Empaer, seria conseqüência da queda no preço da soja, que deixou muitos produtores sem condições de venda não conseguindo pagar as dívidas de custeio, para financiar a safra 2005/2006.
Em Lucas do Rio Verde já começou a colheita das primeiras plantações da soja super precoce, que foram plantadas em setembro. Cerca de 220 mil hectares foram plantados nesta safra em Lucas.
Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores está com o preço da saca na região, que está cotada em média R$ 21,10. Para cobrir os custos dos produtores deveria estar em, no mínimo, R$ 30.