Indústrias madeireiras da região Norte, que há três dias não conseguiam acessar e consultar seus cadastros para a emissão da Guia Florestal, devido a falhas no sistema on line do Ibama, já podem retomar os procedimentos. Agora há pouco, o órgão reestabeleceu os serviços online. Com isso, as indústrias madeireiras retomam as atividades de compra de toras para industrialização e venda de madeiras. Neste período, as empresas atrasaram entregas de cargas para clientes em Mato Grosso e demais Estados.
Esta manhã, em entrevista a Só Notícias, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso, José Eduardo Pinto, admitiu que a entidade estudava a possibilidade de entrar com um mandado de segurança na Justiça para dar continuidade aos serviços do setor, caso o problema não fosse resolvido. As guias que não estavam sendo liberadas são indispensáveis para transporte de toras das matas para madeireiras e das cargas de madeira serradas para clientes das empresas).
Só o Sindusmad tem 230 associados. Conforme Só Notícias informou, cada madeireira, por exemplo, deixou de movimentar cerca de R$ 9 mil correspondente a uma carga 45 metros cúbicos de toras não transportada.
Leia ainda:
Sistema do Ibama continua fora do ar e Sindusmad fala em acionar Justiça
Problema em site trava atividades de madeireiras no Nortão