Com o objetivo de ampliar a rede de telecomunicação sem afetar a estática da cidade, o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Nova Mutum autorizou a empresa Telemont Engenharia de Telecomunicações a executar a canalização subterrânea para cabeamento telefônico na avenida das Araras, no trecho que compreende a avenida das Seriemas e da rua das Sibipirunas. O serviço foi executado há poucos dias, mas devido à chuva, ainda não foi possível recuperar o asfalto onde foi aberta a vala para a tubulação.
Segundo o arquiteto e urbanista Luiz Alberto, a instalação gerou alguns transtornos à população daquela localidade, mas foi necessária para levar um melhor atendimento e ampliar os meios de telecomunicação do município. Outro motivo que levou a abertura das valas é devido à questão estética da cidade, que além de evitar um excesso de fiação via os postes, contribui para a segurança da rede de energia. “Houve alguns dias chuvosos que impediram a concretização da obra, para o asfalto ser corrigido é preciso no mínimo dois dias de sol para que o mesmo não seda com a chuva”, explicou.
“Toda a obra foi acompanhada por um fiscal do departamento que registrou as alterações e que consequentemente estará cobrando a conclusão da obra assim que as condições climáticas firmarem”, concluiu.