O sistema cooperativo, a exemplo do agronegócio, também perdeu um de seus maiores defensores, o senador Jonas Pinheiro, sepultado ontem, em Santo Antonio de Leverger.
Para o presidente da Central Sicredi MT, João Carlos Spenthof, a morte do senador foi uma perda muito grande para o cooperativismo, principalmente o de crédito. ”Ele sempre esteve presente nas decisões mais importantes do cooperativismo de crédito, com a inclusão do Sicredi como agente operacionalizador do FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste, na melhoria das normas das cooperativas de crédito junto ao Banco Central, Ministério da Agricultura e instituições públicas de todas as esferas”, lembrou Spenthof. Além disso, o senador Jonas Pinheiro fazia parte da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo, que atua junto ao Congresso Federal.
O presidente do Sistema de Crédito Cooperativo de Mato Grosso, Pará (PA) e Rondônia (RO), Spenthof, ressalta que Jonas Pinheiro tinha uma ligação muito forte com a base de associados do Sistema, “ele deixou um legado na sua história como homem público e como cidadão”.
Associado da Sicredi Mutum, o senador Jonas Pinheiro foi um dos incentivadores na implantação da Unidade de atendimento de Rosário Oeste, participou de eventos promovidos pela cooperativa e contribuiu través de suas ações Parlamentares, com o desenvolvimento do cooperativismo de crédito Brasileiro e por conseqüência da sua cooperativa.
O Presidente da Sicredi Mutum Alceu Mognon lamentou a morte do Ilustre associado destacando as lutas do Parlamentar Matogrossense pelas causas do cooperativismo de crédito, fazendo um referencia ao FCO que foi uma das lutas incansáveis de Jonas Pinheiro. E Lembrando que o agronegócio brasileiro sempre foi uma bandeira de luta do senador.
“O Mato Grosso e o Brasil perdem um grande homem da vida pública e nós da Sicredi Mutum um excelente associado, pois sempre defendeu as causas cooperativistas. Por isso estamos entristecidos com o ocorrido, em nome dos nossos associados lamentamos esta perca irreparável para a política Brasileira e para o cooperativismo de Mato Grosso”