Pequenos produtores de Sinop poderão investir em uma nova atividade, a piscicultura, com a garantia de comercialização para uma indústria de pescados, que está se instalando em Sorriso. Na última sexta-feira, a empresa apresentou seu projeto em Sinop. Terá uma produção estimada em 190 toneladas mês e cerca de 67% do pescado será adquirido de criadores da região.
A indústria terá um laboratório próprio para produção de alevinos e uma área onde serão instalados os tanques, além de um frigorífico, mas produzirá apenas 33% do pescado. “O clima da região é adequado, oferece boa disponibilidade de recursos hídricos, além de ser uma região produtora de grãos, o que facilita a produção de ração, esses e outros fatores fizeram com que a empresa viesse para essa localidade. E agora queremos estender nossos trabalhos buscando parceiros e ampliando essa atividade que oferece tantos benefícios” disse o representante Leandro Torres.
O secretário municipal de Agricultura, Afonso Teschima Júnior, destacou que “muitos produtores com a intenção de mudar de atividade, tem nos procurado para buscar informações sobre a piscicultura, por isso resolvemos trazer a palestra, para que eles pudessem tirar todas as suas dúvidas, com uma vantagem, se decidirem trabalhar nesse ramo, eles já tem onde comercializar seu produto” disse.
Cerca de 50 pessoas participaram da palestra que mostrou desde a criação de alevinos até a finalização no frigorífico.