É o que apontam as empresas de ônibus em Sinop após o movimento expressivo antes do natal. Só Notícias apurou que na venda de passagens para outros Estados, o aumento fica variou de 20 a 25% de uma empresa para outra. Já as passagens para cidades mato-grossenses caíram em aproximadamente 20% comparado ao mesmo período do ano passado.
A procura foi muito maior por passagens a São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por exemplo. De acordo com o gerente administrativo de uma empresa, Rudi Germano Schutz, disse que, em média, saíram 12 ônibus/dia com passageiros para mais mais diversos destinos. Ano passado foram, em média, 7 ônibus/dia.
Schutz explica que até o dia 28 as vendas para essas regiões são consideradas boas. “A partir desse dia cai por causa das festas. Neste período, quem era para estar nesses lugares já estão lá”, destacou. O fluxo na rodoviária volta a se intensificar a partir do dia 2, com o retorno dos que curtiram as férias. O gerente explica ainda que, este ano, o que diminuiu foi a vinda de pessoas de outros Estados para Sinop, principalmente de Santa Catarina. Sua empresa registrou queda aproximada de 12%.
“Neste ano, o movimento se intensificou na semana que antecedeu o natal. Ano passado, dez dias antes já estavam (ônibus) lotados”, explicou Cornélio José Cardoso, responsável pelas vendas em outra empresa. Segundo ele, nas próximas semanas a procura por passagens deve voltar ao rimto normal.