Os diversos setores da economia sinopense geraram, mês passado, 297 empregos formais a mais, resultado de 1.789 funcionários contratados e 1.492 demitidos, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que acaba de ser divulgado. Com o resultado, Sinop ficou em segundo, no Estado, no “ranking” da evolução do emprego formal em cidades com mais de 30 mil habitantes. Em primeiro está Primavera do Leste, com 564 empregos a mais. Em janeiro, as empresas e indústrias sinopenses empregaram 252 trabalhadores a mais.
Mês passado, a prestação de serviços foi a atividade que mais contribuiu para o resultado, já que foram 129 contratados a mais. Na relação aparecem ainda indústria de transformação (+ 88), comércio (+ 81) e construção civil (+ 20). Por outro lado, terminaram demitindo mais a agropecuária (- 18), extrativismo mineral (-2) e serviço industrial de utilidade pública (-1).
Os números levam em consideração as contratações formais, ou seja, com carteiras assinadas. No ano, Sinop já registra a geração de 570 empregos nos mais diversos setores, resultado de 3,6 mil admissões e pouco mais de 3 mil demissões. O destaque, em dois meses, é para o comércio, com saldo de 171 admitidos a mais.
No Estado, conforme Só Notícias informou, indústrias e empresas dos variados segmentos econômicos geraram 6,6 mil empregos celetistas a mais no mês passado. O destaque é para a agropecuária, com 3,3 mil funcionários admitidos a mais. No Brasil. foram criados 150,6 mil novos postos de trabalho.
(Atualizada às 08:52h)
Leia ainda
Mato Grosso gerou mais empregos em fevereiro